
O Prefeito de Piraju, José Maria Costa, reuniu-se esta semana com a Diretora de Projetos e Obras Públicas, Maria Fernanda Barbério e o Diretor de Engenharia e Projetos, para tratar de um tema polêmico e que segundo ele precisa de urgente solução: as lajotas que há mais de 50 anos formam grande parte do piso das ruas centrais de Piraju.
Devido ao fluxo pesado, elas acabam se deformando, ou quebrando tornando desconfortável e inseguro o tráfego de veículos e motocicletas.
O prefeito quer uma solução rápida.
Maria Fernanda apresentou ao prefeito um projeto de revitalização das ruas baseado num estudo feito pelas equipes da prefeitura. Será feita a remoção das lajotas, compactação e recolocação das mesmas, deixando a rua em perfeitas condições de uso, disse a arquiteta.
As obras começarão pelas ruas em pior estado que são a Renato Dardes, no trecho próximo a CPFL, descendo até a rua João Hailer, e no cruzamento com a 13 de maio, e também o trecho da rua Cel. Nhonhô Braga, nas proximidades do Fórum.
A diretora do Departamento de Projetos acrescentou que a prefeitura estuda uma forma de tirar o tráfego de caminhões pesados do centro da cidade para que esse tipo de problema não volte a acontecer, após o conserto das lajotas. Lembrando que a Folha de Piraju bate nessa tecla há pelo menos 20 anos.
A obra envolvendo as lajotas explica o prefeito é de alto custo financeiro. Para se fazer o conserto das lajotas apenas com remoção, compactação e recolocação, substituindo apenas as danificadas, o valor passa da casa dos R$ 2 milhões no caso de contratação de uma empresa, via licitação, para execução do serviço. Por conta desse valor, o prefeito decidiu junto com sua equipe, fazer a obra por partes, priorizando os trechos que causam muito transtorno aos motoristas e determinou que todo o trabalho fosse feito pelo pessoal do departamento de obras.
Sendo assim, a equipe do Departamento de Obras da prefeitura de Piraju, deverá iniciar os trabalhos no começo da semana. As alterações no trânsito nas áreas atingidas pela obra, serão divulgadas nos canais oficiais da prefeitura de Piraju e pela imprensa.
