seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Memória - e histórias do Iate Piraju : Editora da Folha de Piraju cria projeto

Postado à, 461 dias atrás | 7 minutos de leitura

Memória - e histórias do Iate Piraju : Editora da Folha de Piraju cria projeto
por Maria Ângela D.Ramos (Laka)
 
A idéia nasceu a partir do próprio Facebook criado por mim em fevereiro de 2014 destinado a divulgar os eventos do carnaval dos Campia no Iate Clube Piraju. Na ocasião foi feito um trabalho voluntário de reunir fotos e tomadas do carnaval do Piraju folia praticamente ao vivo. Postar em tempo realos acontecimentos, até na madrugada, e já havia na motivação da construção de na rede social resgatar também a história e passado do clube.
Além da ligação de toda minha infancia, adolescência e juventude ao Iate tive a ligação de meu pai com o clube, tendo sido presidente por dois ou 3 mandatos, mais vice presidente diretor muitas, muitas vezes. E também acompanhei toda a construção da sede social e outras construções e eventos ali nas gestões do Dr. Dalton, José de Campos, Ronnie de Oliveira, Rubinho, Antônio Paschoal, Célio, Cid, Mário e Elói, que é sócio da Folha de Piraju há 6 anos. 
Vejo que não dá pra falar de Piraju do passado sem trazer à memória o Iate e tudo que ele representa na comunidade local.Seja em Esportes, em eventos sociais e luta, muita luta.
Para terem uma idéia a gente dançava quadrilha num salão que existia mais ou menos onde hoje tem a a cademia e quadra de tênnis, a primeira área social do clube.
Quando minha familia retornou de SP para cá, 1970 mais ou menos. Foi com o tempo, com o espirito de curiosa ou de jornalista, como queiram que me inteirei de que tudo que tinha vivido ali, entre as dificuldades daquela primeira diretoria do seu Eduardo Correia, quando os alambrados nem mesmo estavam concluídos e a gente enlouquecia quando chegava de SP a Piraju já sonhando em no outro dia descer a eua Washington correndo para chegar ao Iate que nasceu essa ligação com aquelas histórias.
Gosto que pequenas histórias não sejam esquecidas. Penso que assim é como rezar pelos que já se foram. Aquece nossa vida tomarmos refúgio em tantas energias positivas das pessoas bondosas e aguerridas que fizeram sua parte no mundo, no seu pequeno mundo com causas como a do Iate Clube.
Nessa ocasião lembro-me de algumas amizades maravilhosas que fizemos e do cuidado que meus pais, tios e primos tinham com a gente em virtude da represa do rio Paranapanema. A ordem era não entrar no rio, mas meu pai bem tranquilo, dizia assim, "mas se encontrar o Zé Paschoal, Paulo Afonso, Tarcisio ou Luiz Augusto tudo bem, com eles pode". E assim fomos crescendo na beira do Iate.
Nesse momento de divisões, de um extremismo doentio de que todo mundo precisa estar de um lado ou de outro, nessa dualidade desrespeitosa e tonta, podemos fazer crescer projetos que nos relembrem de pessoas vituosas, de projetos de sonhos como foi a história do Iate Clube.
Como a Folha de Piraju completa 58 anos em 2023 e aqui houve inúmeros sonhos e lutas levados adiante esse projeto nasce meio criado, com essa motivação de contar histórias. Assim, sem pretensão vamos abrir espaço para fotos, falas, cotação de histórias etc e mostrar que foi assim que tantas instituições relevantes para a cidade se ergueram.
A página do Facebook Memória_e histórias do Iate Piraju
já possui quase uma década de arquivos de eventos e de visitas de pessoas como sr. José Ferreira Filho   que foi oficialmente o responsável pelos recursos da construção da sede social onde hoje está o Alternativo e o salão social, além do Terraço.
Meu pai, Esaldivar Ramos, Ronnie e Rubinho de Olveira com seus diretores da época pra citar aqui Nicolau Campanelli, Rondina e outros foram responsáveis pela construção do mezanino e do terraço, além da cobertura que fizeram meio a contragosto dos conselheiros de então. Teve a nova secretaria, a lanchonte redonda a proteção das piscinas infantis, o alicerce dos muros nos fundos,sauna e tantas coisas importantes para a vida do Iate. 
Naquele cenário do passado quando não havia redes sociais e as pessoas que hoje se encontram no Facebook, Instagram, Telegram e Wahtsapp se encontravam no Iate. Piscina em casa era uma raridade, então ir ao clube nadar naquelas enormes piscinas era um lazer indispensável.
Hoje além de concorrentes que cobram valores irrisórios para receber os que buscam lazer (maioria sem segurança ou AVCB etc) o Iate concorre com chácaras,sitios e outros espaços de lazer gratuítos, além é claro, da NET FLIX, porém ainda assim atende uma demanda imensa de pessoas que estão m busca de uma lazer saudável, ao vivo e em cores na beira da represa de Piraju.
O espaço criado no Facebook vem atender aos relatos que poderiam ficar mudos, ou esquecidos.
Portanto aguardamos todos aqueles que tem uma história ou fato. Entrem em contato para que possamos registrar.
Contatos pelo celular 14-996661014
 
Aqui o link da nossa página. É só clicar e vc entra lá