Cássia Silveira jornalista do portal A Postagem trouxe uma boa notícia relatando que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do Rede Sustentabilidade, afirmou, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, que o presidente Lula tomará a decisão de vetar a parte da medida que reduz as restrições da Lei da Mata Atlântica.
Segundo a reportagem de A Postagem após ser aprovada pela Câmara, a medida provisória propõe flexibilizar as regulamentações de preservação desse importante bioma.
“Tivemos uma notícia muito ruim, de que aqueles dispositivos que dificultam a proteção da Lei da Mata Atlântica haviam voltado. Mas hoje temos uma notícia boa”, declarou a ministra.
No vídeo, segue a reportagem publicado nesta sábado (27), Marina pôde falar um pouco sobre a importância do bioma para o meio ambiente.
“Como da primeira vez em que esse dispositivo veio à cena, o presidente Lula novamente disse que irá vetar”, afirmou.
Na última quarta-feira (24), a Câmara dos Deputados aprovou o conteúdo da Medida Provisória 1150/22, originada no Senado.
A reportagem esclarece que os parlamentares inseriram cláusulas que tornam mais flexíveis as restrições ao desmatamento e eliminam uma série de requisitos ambientais, em favor dos ocupantes de terras irregulares.
Leia a seguir o que Marina falou no Twitter que conforta a sociedade sobre a proteção da Mata Atlântica.
"A proteção e restauração da Mata Atlântica é fundamental não apenas para a sobrevivência das espécies que nela habitam, mas também para a qualidade de vida das comunidades humanas que dependem dos recursos e serviços que ela oferece na preservação da biodiversidade, na regulação do clima e na provisão de serviços ecossistêmicos essenciais.
Nesse Dia da Mata Atlântica celebro os movimentos da sociedade que tem dado suporte à criação de medidas protetivas a esse importante bioma. E venho reforçar o compromisso que o presidente Lula tem assumido em vetar as emendas que atacam a lei da Mata Atlântica.
Viva a mata e a todos que lutam por ela."
Veja o vídeo que Marina postou no Twitter