seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Hospital de Piraju com 100% de leitos COVID 19 ocupados (veja boletim)

Postado à, 1094 dias atrás | 5 minutos de leitura

Hospital de Piraju com 100% de leitos COVID 19 ocupados (veja boletim)
O Hospital de Piraju está com 100% dos seus leitos de COVID 19 ocupados. Sendo que um dos pacientes está entubado a espera de UTI. Piraju que já chegou a 41 óbitos, somou mais de 200 pacientes no final de semana. Com o falecimento de um desceu para 200 no domingo e hoje está com 185 no total entre os que estão em recuperação domiciliar e internados. Desde o início da pandemia apesar dos esforços do Polo COVID 19 o município já chegou a 1893 casos.
 
Piraju fez lição de casa e evitou tragédia local ainda maior
Uma das politicas contra o coronavírus que a cidade realizou desde o início foi fazer folhetos e cartazes explicando sobre a doença. Nunca se divulgou tanto um problema sanitário como esse. Isso aconteceu graças ao trabalho do Polo Covid 19. Uma das maiores pesquisadoras na área de demografia Professora e Chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard disse num vídeo de Átila Iamarino na semana passada que quando a pandemia começou e mesmo agora em muitos lugares não havia folhetos esclarecendo sobre a doença (como aqueles da Dengue amplamente divulgados). Não foi o caso de Piraju, onde a prefeitura local distribuiu folhetos e fez amplo esclarecimento à população.
Além disso, o fechamento do comércio e as medidas de contenção de aglomerações e de educação e conscientização tem sido positivas para evitar ainda mais casos.
A situação fora de controle está em todo o país. Vacinas chegaram tarde e o colapso financeiro nesse quadro de pandemia ficou quase inevitável.  Segundo a agência Brasil noticiou nesta terça às 20 horas "o total de vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus alcançou 395 mil e 22 pessoas. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 3.086 novos óbitos. Ontem (26), o balanço diário marcava 391.936 pessoas que não resistiram à pandemia".
 
E diz a agência "há 3.692 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente".
 
Já, ainda conforme a agência Brasil "a soma de pessoas infectadas desde o início da pandemia chegou a 14 milhões 441 mil 563 pessoas Ontem e hoje, foram confirmados 72 mil 140 novos diagnósticos positivos. Ontem, o painel do Ministério da Saúde marcava 14.369.423 casos acumulados". Chegaremos logo em 15 milhões de caso nessa toada.
 
Estas informações da agência Brasil  "estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta terça-feira (27). O balanço é elaborado com base dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde. O número de pessoas recuperadas está em 12 milhões,992 mil e 442. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1 milhão 54 mil e 99".
 
Como em Piraju a tendência dos dados em geral é serem mais baixos no domingo e na segunda-feira porque de acordo com a Agência Brasil  há menos trabalhadores para fazer os registros de casos e mortes. "Na terça-feira, porém, os dados tendem a ser mais altos porque. já que neste dia o balanço recebe o acúmulo das informações não processadas no fim de semana".
 
O que preocupa em Piraju é que os casos suspeitos seguiram essa regra mas os casos ativos aumentaram no final de semana e vem se mantendo com uma média preocupante (para não dizer alta) de resultados positivos nos testes a cada dia. 
A população precisa rapidamente se conscientizar aqui e em todos os lugares sobre as formas de transmissão se quisermos seguir para uma flexibilização maior da economia a partir de 3 de maio.
Do contrário poderemos regredir.
 
Informações contemplam as cidades de Piraju, Sarutaiá e Tejupá.