seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Fila de castrações do CCZ foi zerada e procedimentos podem ser agendados por WhatsApp

Postado à, 4 dias atrás | 3 minutos de leitura

Fila de castrações do CCZ foi zerada e procedimentos podem ser agendados por WhatsApp

Fila de castrações em Piraju é zerada e população já pode agendar pelo CCZ ou clínica credenciada

A fila de castrações de cães e gatos em Piraju foi zerada no último dia 11 de setembro, conforme anunciou o prefeito Carlinhos Pneus em vídeo divulgado pela Prefeitura. A partir de agora, os tutores podem agendar diretamente o procedimento pelo telefone ou WhatsApp do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no número (14) 3305-9029, sem necessidade de comparecer pessoalmente. As vagas estão disponíveis tanto no CCZ, que realiza castrações diariamente, quanto na Clínica Tijuco Preto, do médico veterinário Luiz Fernando Aquino, contratada pelo município.

“Nosso trabalho permitiu zerar a fila de castrações. Então você, que tem seu pet em casa, liga lá no CCZ, deixa escrito lá, que logo logo chamam você para ir fazendo as castrações em nossos animais aqui da cidade. Nós temos que ter esse respeito, esse cuidado. Não podemos deixar nossos animais na rua e ir aumentando cada dia mais”, afirmou o prefeito Carlinhos Pneus.

Todos os animais castrados já saem com chip de identificação. 

O agendamento é rápido e pode ser feito totalmente online pelo WhatsApp. “Lembrando que não precisa vir aqui até o CCZ para agendar a castração. A gente consegue fazer tudo pelo WhatsApp, de uma forma assim online E a gente está disponível. Aqui a gente tem vaga todos os dias”, completou.

O serviço é gratuito, mas os tutores devem seguir algumas regras: os animais precisam estar saudáveis, ter mais de seis meses, estar livres de pulgas e carrapatos e cumprir 12 horas de jejum alimentar antes da cirurgia.

Segundo a diretoria de Defesa Animal, a castração é fundamental para o controle populacional de cães e gatos no município, ajudando a reduzir o abandono e prevenir ninhadas indesejadas.

Andressa funcionária do setor explica que as pessoas devem se esforçar para  cumprir o agendamento para não prejudicar o andamento dos serviços. O CCZ faz parte da pasta de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Animal do diretor municipal zootecnista Luiz Otávio Motta.

Pode-se dizer que zerar a agenda de castrações e possibilitar que as pessoas agendem com rapidez [e uma boa notícia dentro das inúmeras reivindicações no setor que não foram cumpridas em gestões anteriores. A prefeitura tem ainda alguns pontos, incluindo recomendações do MP para cumprir nessa área. A ideia é levar adiante o trabalho no setor.

Compartilhe:

Facebook WhatsApp E-mail