Felipe Berten deixa presidência do Conselho de Turismo. Veja entrevista completa.
Postado à, 1 dias atrás | 7 minutos de leitura
Felipe Berten se despede do Conselho de Turismo após aprovação em concurso da controladoria da Câmara em que passou em 1º lugar
Na tarde desta quinta-feira (30) marcou um momento especial na sede do Departamento de Turismo de Piraju, durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O advogado Felipe Berten, presidente do Conselho, fez sua despedida oficial após ser aprovado em primeiro lugar no concurso público da Câmara Municipal, para o cargo de controlador interno.
Antes de encerrar o encontro — que tratou de pautas em andamento com a participação do diretor de Turismo, Renato Dardes Barbério —, Felipe leu uma carta emocionada aos colegas e conselheiros presentes. A Folha de Piraju acompanhou a reunião e registrou o momento, que pode ser conferido no canal do jornal no YouTube. ► Veja o vídeo da despedida de Felipe e aproveite para se inscrever no canal da Folha de Piraju e deixar seu like. Ele falou com a editora da Folha de Piraju Maria Ângela (Laka) relantando toda a história.
Felipe foi um dos nomes mais empáticos no Conselho por sua alegria, calma e coerência nos poucos meses que esteve como presidente e também nos períodos em que era membro. Jovem e atuante na vida pública, também se destacou nas eleições municipais, quando foi um dos candidatos a vereador mais votados, com 438 votos — número superior ao obtido por vários dos eleitos.
Com a posse no novo cargo, Felipe deixa o Comtur, uma vez que o exercício da função pública o impede de permanecer como presidente e mesmo como membro votante. Em breve, o Conselho e também a Ong TeyQue'pê presidida por ele deverão ter novos presidentes. A Ong terá o vice Marquinhos Renato Tonon.
Antes de deixar o cargo, ainda como presidente do Comtur, Felipe Berten reforçou a opinião de muitos dos conselheiros presentes e do diretor de Turismo Renato Dardes sobre o loteamento em fase quase final de aprovação no pasto ao lado da bomba da Sabesp. O loteamento estaria em fase de quase implantação, mas ainda existe um anseio dentro dos trâmites de que seja ampliada a área de orla de acesso ao rio, por força de uma mobilização da sociedade civil, MP, Câmara, Ong e gestão municipal.
A carta de despedida de Felipe Berten Chagas
Aos conselheiros, conselheiras e demais presentes,
Agradeço a todos pela parceria nesses mais de quatro anos; pela paciência e confiança.
Pudemos viver aqui encontros de muito debate que culminaram na formação de um Turismo mais profícuo à nossa cidade. Afirmo que, se houve avanços no Turismo local — e houve —, com certeza temos grande parcela de colaboração neste constructo social e político. Aqui é um lugar de voluntariado e grande desprendimento. Discutimos, altercamos, pensamos, opinamos e, ao final, trouxemos projetos coletivos para uma cidade turística. Com certeza uma marca candente e visível em nossa Estância.
Apresento minha renúncia ao cargo de presidente e conselheiro, por haver necessidade de integral dedicação à nova função que ocuparei na Câmara de Piraju. As atribuições de meu cargo me impedem de continuar fisicamente presente, mas com certeza estarei com vocês em meu coração e também na colaboração cidadã.
Obrigado, Malu (Maria Luiza), Júlio e Renato, diretores do DETUR, que confiaram em mim e me deram liberdade para trabalhar. Anos de muito aprendizado. Agradecimento duplicado ao professor Renato, que me acolheu quando era presidente do Comtur e depositou em mim fé para cuidar de certas burocracias institucionais, confiando em minha palavra e vontade, um jovem recém-chegado. Obrigado pela persistência. Aos servidores do DETUR, muito obrigado: Maria, Leonardo, Danny e Margô, fiel escudeira que me socorreu durante os quatro anos e minutos antes desta reunião, inclusive. Obrigado pela parceria!
Faço votos robustos de unidade para este colegiado. União de ideias e projetos. União que resiste ao denodo e à oposição de pensamentos. União em torno do bem-estar social da população. União para melhorar nossa cidade. Persistam nesta missão não remunerada, criticada e até mal compreendida, queridos e queridas, mas de relevante e imensurável impacto social.
Me despeço, por fim, agradecendo à Administração Pública, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito, mas sem deixar de dizer que há muito que prosseguir no vértice Turismo em nossa cidade. Necessário que se adensem novas iniciativas, projetos e ações, transpondo o imaginário coletivo e alcançando a concretude necessária.
Mais investimentos na estrutura turística, no departamento, para que nosso título de Estância encontre perene recepção nas mentes de cada pirajuense e de cada turista. Que sejamos Estância para além do papel.
Informo que, tão logo encerrada esta reunião, deixarei meu pedido formal no DETUR para que seja encaminhado e as providências legais sejam tomadas.
Com grande respeito,
Felipe Berten Chagas Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Piraju