seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

ESPECIAL: AS MORADIAS DURANTE A PANDEMIA

Postado à, 1249 dias atrás | 3 minutos de leitura

ESPECIAL: AS MORADIAS DURANTE A PANDEMIA
Flávia Cury – Arquiteta e Urbanista / Esp. Design de Interiores
 
Neste ano de 2020, após tantos acontecimentos, fico feliz em dizer que o remédio mais efetivo para esta pandemia foi criado pelos arquitetos: a casa.
 Em casa nos protegemos não somente do vírus, mas também de todo caos. Nos sentimos mais protegidos, junto aos nossos familiares, criando novos hábitos. Mas, apesar disso, por que ainda não estamos tranquilos?
 Nossa casa é nosso primeiro núcleo de sociedade, a convivência em família gera fortes laços afetivos e grandes ensinamentos, mas na maioria das vezes, ela não foi projetada para longas horas de trabalho, sequência de filmes, atividades físicas e muito menos para o lazer em grandes espaços livres.
 Nesta situação, os espaços projetados para nossa moradia, necessitam também realizar outras funções para as quais não foram pensados e nem preparados. Então, será que realmente todas as casas são seguras? 
 Fazendo uma breve análise, vemos que a classe alta sofre pouco com o problema que acabo de apresentar, pois as residências geralmente possuem espaços para home office, lazer e grandes áreas livres. A classe média, que é a grande maioria, consegue suprir algumas necessidades, realizando adaptações e reconfigurando os espaços com o auxílio de um profissional. Por fim, infelizmente os pertencentes a classe baixa, acabam não tendo condições de manter nem mesmo uma higiene mais rigorosa.
 Desta forma, a interferência de um profissional é indispensável. Contratar um arquiteto/designer de interiores é a melhor ferramenta para suprir as necessidades mais urgentes. O olhar do profissional para o ambiente é, na maioria das vezes, muito eficaz e pode solucionar de forma simples o que inicialmente parece ser impossível.
 Fazer adaptações no mobiliário, sem a necessidade de reformas maiores, quebra-quebra e sujeira traz soluções muito significativas.
Somente o arquiteto ou designer saberá lhe dar o suporte necessário para que tenha maior qualidade de vida em sua moradia.
 Sendo assim, a casa continua sendo nosso refúgio, mas continuamos ansiosos e desejando nosso retorno ao mundo externo. Hoje, o principal pensamento é o de nos proteger e proteger as pessoas que amamos. Continuaremos assim por algum tempo, com paciência e disciplina, aguardando o momento em que seremos completos novamente!
 
Instagram: @flaviacuryarq 
 
AVENIDA DR DOMINGOS TEODORO GALLO, 75 - SALA 2 - PISO SUPERIOR - CEP 18.800-055