seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

A pressão para a produção de vacinas contra a Covid-19 está ajudando a combater outras doenças

Postado à, 997 dias atrás | 6 minutos de leitura

A pressão para a produção de vacinas contra a Covid-19 está ajudando a combater outras doenças
Legenda foto capa : Novas vacinas de RNA mensageiro têm o potencial de revolucionar as lutas contra doenças como HIV/Aids, zika e gripe (© Shutterstock)
 
Reportagem ShareAmerica em 22 de julho de 2021
 
Pesquisadores dos EUA estão adaptando uma nova tecnologia de vacina usada para combater a pandemia da Covid-19 com o objetivo de desenvolver vacinas contra outras doenças, incluindo HIV/Aids.
 
Vacinas de RNA mensageiro (mRNA) desenvolvidas por empresas americanas, pelo governo dos EUA e por parceiros internacionais têm provado ser 95% eficazes na prevenção da Covid-19 em ensaios clínicos. Em vez de usar uma forma enfraquecida do vírus, as vacinas de RNA mensageiro usam um código genético do vírus para desencadear uma resposta imunológica.
 
Agora, pesquisadores dos EUA estão usando tecnologia de RNA mensageiro, com base em uma descoberta de 2005 na Universidade da Pensilvânia (https://share.america.gov/pt-br/pesquisas-de-katalin-kariko-resultaram-na-descoberta-de-vacinas-contra-a-covid-19/), para desenvolver vacinas contra várias outras doenças que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo HIV/Aids, zika e gripe.
 
“Acreditamos ter uma oportunidade única de desenvolver novas vacinas contra vírus que afetam as pessoas em todo o mundo”, disse Stéphane Bancel, CEO da farmacêutica Moderna (https://investors.modernatx.com/news-releases/news-release-details/moderna-announces-clinical-progress-its-industry-leading-mrna), com sede em Cambridge, Massachusetts. “Com nossas vacinas de RNA mensageiro, acreditamos que temos a oportunidade de causar um impacto profundo na saúde humana.”
 
Em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH), a Moderna está iniciando ensaios clínicos este ano com uma vacina de RNA mensageiro contra HIV/Aids, que afeta mais de 37 milhões de pessoas em todo o mundo. Os esforços de longo alcance do governo dos EUA para acabar com o HIV/Aids incluem o investimento de US$ 85 bilhões do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Combate à Aids (Pepfar)* na resposta global à doença desde 2003.
 
A farmacêutica Pfizer, com sede em Nova York, anunciou planos com a produtora alemã BioNTech para desenvolver em conjunto uma vacina de RNA mensageiro contra a gripe. As duas empresas firmaram parceria na produção de uma vacina de RNA mensageiro para a Covid-19.
 
Mulher com jaleco segurando as mãos de outra mulher e grupo de pessoas com jaleco ao redor observando (CCPD)
 
Funcionários de vários laboratórios na Jamaica recebem capacitação em teste rápido de HIV por meio do Pepfar (CCPD)
Os Estados Unidos têm um longo histórico de desenvolvimento de vacinas. Jonas Salk, médico americano, descobriu uma vacina contra a poliomielite em 1955, levando à quase erradicação da doença que paralisava centenas de milhares de crianças anualmente.
 
O sarampo matou cerca de 2,6 milhões de pessoas no mundo todo a cada ano antes que John Enders, um cientista americano, desenvolvesse uma vacina em 1963. Os casos de sarampo caíram drasticamente, com cerca de 142 mil mortes em todo o mundo em 2018, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CCPD).
 
Assim que o surto de Covid-19 começou, pesquisadores americanos da Moderna, dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) e da Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech, começaram a trabalhar em vacinas de RNA mensageiro. Em junho, o presidente Biden disse que os Estados Unidos comprariam 500 milhões de doses da vacina de RNA mensageiro contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech com o intuito de doar a outros países.
 
A tecnologia de RNA mensageiro desenvolvida durante a corrida para acabar com a Covid-19 está servindo como guia para pesquisas sobre vacinas e tratamentos para várias outras doenças.
 
“Geralmente, a única coisa que muda de um possível medicamento de RNA mensageiro para outro é a região codificadora”, diz Moderna em seu site, se referindo a um componente de vacina que tem como alvo o vírus no corpo.
 
Outras empresas americanas que trabalham em vacinas de RNA mensageiro e tratamentos inovadores incluem a colaboração da Gritstone Oncology e da Gilead Sciences em uma vacina contra o HIV e o desenvolvimento da Kernel Biologics de um método terapêutico para o câncer baseado em RNA mensageiro. A Translate Bio está testando um tratamento para a fibrose cística, enquanto a Arcturus Therapeutics está desenvolvendo vacinas de RNA mensageiro para a gripe e a Covid-19, bem como medicamentos para a fibrose cística e doenças hepáticas.
 
O médico Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid) e principal conselheiro médico do presidente, disse em 22 de junho que o sucesso das vacinas de RNA mensageiro contra a Covid-19 “vai nos colocar um passo à frente com outras infecções”.
 
“Conseguimos mostrar o poder extraordinário da tecnologia de plataforma de vacina [de RNA mensageiro]”, disse Fauci.
 
S.A. em 22 de julho de 2021)