seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar “Nossa Senhora do Tempo”, por Pe. Luiz Antônio Pereira

08/JAN - 08
JAN
“Nossa Senhora do Tempo”, por Pe. Luiz Antônio Pereira

Esta devoção a Maria, a Mãe de Jesus, só existe no município de Barcarena, Pará.
Esta forma de devoção mariana foi tema de pesquisa para o Trabalho de Conclusão De Curso de Suzilene Costa, aluna do curso de Licenciatura em Artes Visuais, realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no município, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).
Durante o trabalho a aluna se deparou com as pesquisas do professor Luiz Antonio Valente Guimarães, o qual registra que a imagem foi encomendada pelo português Francisco Bernardo da Silva, um dos primeiros proprietários das terras da Fazenda Cafezal, casado com Josefa Joaquina de Souza, herdeira das terras do Carnapijó.
A pesquisadora encontrou documentos distintos apontando para duas datas de instalação da imagem no local: 17 de julho do ano de 1864 e 17 de julho do ano de 1871; ambas, porém, registram que uma cerimônia religiosa em homenagem a Nossa Senhora foi celebrada no local durante a inauguração.
Segundo registros da época, Francisco da Silva teria encomendado uma imagem de Nossa Senhora do Livramento. "Como é que ela se tornou Nossa Senhora do Tempo? Porque, até então, ela foi colocada lá como Nossa Senhora do Livramento, mas a iconografia dela é totalmente diferente", questiona Suzilene. De acordo com a pesquisa da aluna, a iconografia se modificou com o passar do tempo em virtude da própria devoção dos viajantes, que passavam pelo local e pediam a bênção para a imagem, que passou a ser conhecida popularmente como “Nossa Senhora do Tempo”.
"Ela é conhecida como uma iconografia Mariana, mas também é das embarcações, dos viajantes, de todos os que passavam pelo local e pediam a proteção dela, pediam que ela lhes desse um bom tempo e que ela os acompanhasse nas viagens", explica.
A imagem conhecida como "Nossa Senhora do Tempo" ficava localizada às margens do rio Carnapijó, na comunidade do Cafezal, na zona rural de Barcarena, em um local que fazia parte da rota de diversas embarcações que navegavam pela região das ilhas de Belém e de Barcarena.
Segundo Suzilene, a imagem sofreu um ato de vandalismo há cerca de oito anos, e foi retirada do local de origem. A sua pesquisa, de consequência, trouxe à comunidade a expectativa de que a imagem seja recuperada. Ela afirma: "Depois da apresentação do trabalho, conversando com alguns membros da igreja, surgiu a possibilidade de voltar para o local. Não com a imagem original, já que ela tem um grande valor; que se faça uma réplica, mas que ela volte para lá".
Hoje a imagem se encontra na sede da paróquia de São Francisco Xavier, em Barcarena; para a pesquisadora, porém, o retorno da imagem ao local é fundamental para que se mantenha viva essa forma de devoção, exclusiva do município. "Infelizmente ela continua guardada na sacristia, escondida dos olhares, e isso é lamentável, porque essa história, essa devoção vão ficando esquecidas. Ela está na igreja, e, mesmo assim, as embarcações passam, buzinam, pedem proteção no local", conta Suzilene.
Nossa Senhora do Tempo! Rogai por nós!