seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar “Nossa Senhora do Paço”

01/AGO - 01
AGO
“Nossa Senhora do Paço”

Estamos diante de mais um título dedicado à Virgem Maria: “Nossa Senhora do Paço”, que pode também aparecer escrito como “Passo”, mas que se pronuncia “Paçô”.
Esta devoção é de origem portuguesa, e se encontra na região chamada Douro, na diocese de Aveiro, cuja festa é celebrada no dia 05 de agosto.
Paço pertencia a Barbacena, título tomado de uma propriedade particular. Segundo as crônicas da época, as terras e o lugar de Barbacena, pelo ano de 1542, durante o reinado de Dom João III que a constituiu Vila, foram compradas por Diogo de Castro do Rio de Dom Jorge Henrique, tornando-se mais tarde proprietário, os Viscondes de Barbacena.
Não muito longe desta Vila está situada, portanto, a localidade de Paço, onde apareceu uma imagem da Virgem Maria sobre uma pedra, à qual foi atribuida este título, justamente porque apareceu naquela fazenda chamada “Paço”.
Os moradores mesmos não sabem dizer ao certo a quem Nossa Senhora dos Anjos se manifestou, se foi a algum partorinho, que teria depois comunicado ao Pároco da sua igreja que, ao certificando-se da verdade, com os moradores, se dirigiu até o lugar onde a Virgem teria se manifestado, achando a imagem sobre uma pedra, num outeiro, ou seja, pequeno monte, levando-a para a igreja e colocando-a sobre o altar-mor, onde todos pudessem venerá-la.
Mas a Virgem Maria ali não permaneceu e no dia seguinte, portanto, não foi mais encontrada onde tinha sido colocada, a qual voltou ao seu lugar de origem. Pela segunda vez a levaram de volta para a igreja, e, pela segunda vez Ela volta para onde fora encontrada. O povo passou, então, a acreditar que este regresso da imagem ao seu lugar de origem, fosse obra dos Anjos.
Os moradores, já cheios de devoação pela imagem, decidiram então construir no lugar uma pequena Ermida. Pelo fato que logo em seguida Nossa Senhora começou a operar maravilhas, aumentou ainda mais em todos a devoção e, de consequência, todos concorrriam conforme podiam para que a Sua casa logo ficasse pronta. Uma vez finalizada a capela a imagem da Virgem foi colocada no altar para ela preparado.
Ainda segundo as crônicas da época, o material do qual a Santa imagem era formada era de um barro muito fino, e a sua cor assemelhava-se ao da carne, o vermelho. Não trazia o Menino Jesus e era alta pouco menos de três palmos. Era muito linda que não se podia colocar dúvidas de que a imagem teria sido obra dos Anjos.
Para perpétua memória colocou-se um cruzeiro de pedra, no mesmo lugar onde a Senhora apareceu. Houve até mesmo uma Irmandade, com juizes e mordomos, que com muito fervor serviam e cuidavam do culto. No dia da sua festa a levavam em procissão para a Vila e a colocavam no altar-mor da Paróquia.
Nossa Senhora de Paço! Rogai por nós!