seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar “Nossa Senhora do Leite” por Padre Luiz Antônio Ferreira

29/JAN - 29
JAN
“Nossa Senhora do Leite” por Padre Luiz Antônio Ferreira

As primeiras imagens de Nossa Senhora do Leite têm a sua origem no Egito e na Palestina. Da Palestina, a devoção chegou até Roma, onde há um famoso ícone na fachada de uma das igrejas mais antigas de Roma, a Basílica de Santa Maria in Trastevere, onde a imagem é entronizada e flanqueada por dez mulheres que seguram lamparinas. A igreja data do século IV e a fachada do século XII. Também, através da Sérvia, a imagem chegou até os mosteiros do Monte Athos.
No século VIII, durante a luta contra os destruidores de imagens e ícones, os iconoclastas, o Papa Gregório escreveu ao imperador bizantino Leão III, o Isauro, que “entre os ícones a serem venerados se encontra o da Santa Mãe de Deus carregando o Nosso Deus e Senhor e amamentando-O com seu leite”.
A partir do século XII o ícone de Nossa Senhora do Leite se tornou muito popular nos Bálcãs, na Europa do Leste e em Constantinopla e arredores. Inicialmente raro, pela sensibilidade dos orientais ao Sagrado, a expansão do ícone vem associada o respeito ao seu significado teológico: o de Deus que, no Senhor Jesus, o Menino Lactente, assume a nossa humanidade.
Uma famosa imagem, associada à devoção de Nossa Senhora do Leite, é a da “Lactação de São Bernardo”, na qual Nossa Senhora, deixando por um momento de amamentar o Menino Jesus, deixa que um pouco de leite caia nos lábios de São Bernardo. De fato, este santo, conhecido como o “doutor melífluo”, escreveu belíssimas páginas sobre Nossa Senhora, favorecendo uma renovação na mariologia cristã.
Embora as representações de nudez nas imagens sacras fossem desencorajadas a partir do Concílio de Trento, a representação de Nossa Senhora do Leite chegou também à América e sobreviveu no Barroco. Não é raro encontrar quadros de Nossa Senhora do Leite em nossas igrejas americanas do tempo colonial.
A devoção à Nossa Senhora do Leite está também associada aos pedidos das mulheres que desejam engravidar e dar à luz novos filhos, conforme se pode perceber na oração que apresentamos a seguir:
Oração: “Senhora do Leite e do Bom Parto, Mãe amorosa do Menino Jesus e minha Mãe, escutai a minha humilde oração. Sei que vosso coração de Mãe conhece todos os meus desejos, todas as minhas necessidades. Só vós, Virgem Imaculada, e vosso Divino Filho são capazes de entender os sentimentos que enchem a minha alma. Vós que tivestes o sagrado privilégio de ser a Mãe do Salvador, intercedei junto d’Ele agora, minha querida Mãe, para que, segundo a sua vontade, eu possa ser uma mãe, ou mãe de outros filhos enviados por Nosso Senhor. Isso eu peço a vós, Senhora do Leite, em nome de vosso Divino Filho, meu Senhor e Redentor. Amém”.
Como passagem bíblica relacionada à devoção de Nossa Senhora do Leite, podemos citar aquela ocasião em que certa mulher do meio da multidão, diz ao Senhor Jesus: “Bem-aventurado o ventre que Te trouxe, e os peitos que Te amamentaram” (Lc 11,27).
Nossa Senhora do Leite! Rogai por nós!