Voltar
01/JUL -
01
JUL
“Nossa Senhora do Archetto” (Pequeno Arco) , por Pe. Luiz A. Pereira
O Santuário de Nossa Senhora “dell’Archetto”, em Roma, Itália, é o menor santuário mariano do mundo.
A imagem de Maria Santíssima, “Causa Nostrae Laetitiae”, “Causa da Nossa Alegria”, foi pintada na pedra no ano de 1690, pelo pintor bolonhês Domenico Muratori. Ele, de fato, a pintou em óleo sobre a pedra, a pedido da marquesa Alessandra Mellini Muti Papazzurri, sendo depois colocada debaixo de um pequeno arco, de onde toma o nome com o qual é bem mais conhecida, “Madonna dell’Archetto”, ou seja, do “Pequeno Arco”, para a pública devoção.
No dia 09 de julho de 1796, a imagem moveu prodigiosamente os olhos e começou a chorar, pelo temor da invasão francesa no Estado Pontifício, que realmente veio por acontecer no ano de 1798.
As pupilas de Nossa Senhora se moveram repetidas vezes, diante de uma multidão sempre mais numerosa, que foi se reunindo no local. No dia 9 de julho, de fato, verificou-se novamente este milagre, e desta vez na presença de numerosas testemunhas.
O extraordinário fenômeno foi o anúncio dos trágicos acontecimentos que o mundo latino e Roma, em particular, seriam chamados a viverem como consequência da Revolução Francesa. Este fato serviu para manter o povo de Roma firmes na fé e unidos ao Papa, especialmente na ocasião da prisão dos Papas Pio VI e Pio VII.
Este fato prodigioso, depois de rigoroso processo apostólico, foi reconhecido como autêntico, e, para lembrar o célebre prodígio, mas também para colocar o ícone num lugar adequado, no ano de 1851 o marquês Alessandro Savorelli Muti Papazzurri, proprietário do adjacente palácio, hoje conhecido como palácio Balestra, encarregou o arquiteto Virginio Vespignani a tarefa de construir o pequeno templo, verdadeira preciosidade da arte neorrenascentista. A solene inauguração aconteceu no dia 31 de maio de 1851, como lembra a lápide colocada sobre o ingresso, com grande participação de cardeais e autoridades.
A imagem, muito venerada pelo povo romano, foi coroada pelo “Capítulo Vaticano”, no dia primeiro de novembro de 1946. Diante desta imagem passaram e rezaram, pessoas ilustres, como, San Benedetto Giuseppe Labre, San Vincenzo Pallotti, San Gaspare del Bufalo, San Massimiliano Maria Kolbe, o beato Bartolo Longo, o Papa Pio XII e o Papa Giovanni XXIII.
O santuário, declarado monumento nacional de arte, é encimado por uma cúpula ricamente decorada com entalhos em madeira, de limitada grandeza, mas de grandioso aspecto. A pequena nave é embelezada com estátuas em gesso do escultor Luigi Simonetti, que representam anjos em forma de cariátide, isto é, figuras femininas colocadas como suportes, tomando lugar das colunas na sustentação da arquitetura.
Celebra-se no primeiro domingo do mês de julho, a festa comemorativa do milagre do movimento dos olhos de Nossa Senhora.
Madonna Dell’Archetto! Prega per noi!