seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar “Nossa Senhora de Medjugorje” por Pe. Luiz Antônio Pereira

26/JUN - 26
JUN
“Nossa Senhora de Medjugorje” por Pe. Luiz Antônio Pereira

Medjugorje, que na língua eslava significa “uma região entre duas montanhas”, fica a 25 km a sudoeste de Mostar, na Herzegovina. Bijakovici, Vionica, Miletina, Surmanci e Medjugorje formam a paróquia de Medjugorje, cujo cuidado pastoral está nas mãos dos padres da Província Franciscana Herzegovina da Assunção de Maria.

Toda a região é habitada por croatas que foram cristianizados há mais de treze séculos. Medjugorje foi mencionada pela primeira vez, em documentos históricos, em 1599. A paróquia atual foi fundada em 1982 e é dedicada a São Tiago Apóstolo, o protetor dos peregrinos.

Até o dia 24 de junho de 1981, Medjugorje vivia como qualquer outro povoado da região, mas quando iniciaram as aparições, a vida da paróquia mudou. Neste dia, por volta das 18 horas, 6 jovens - Ivanka I., Mirjana D., Vicka I., Ivan D., Ivan I. e Milka P., viram sobre a colina Podbrdo uma jovem com uma criança nos braços, que fazia sinal para eles se aproximarem, mas, assustados não se aproximaram.

No dia seguinte, quatro deles, Ivanka I., Mirjana D., Vicka I. e Ivan D. sentiram-se fortemente atraídos para voltar ao local; Maria P. e Jakov C. se juntaram a eles. O grupo dos videntes estava formado. Eles, então, conversaram e rezaram com Nossa Senhora. Esta é a razão pela qual o dia 25 de junho é celebrado como sendo o aniversário das aparições.

De acordo com o testemunho dos videntes, deste dia em diante, eles tiveram aparições diárias, juntos ou separadamente, onde quer que estivessem. Milka P. e Ivan I. nunca mais viram Nossa Senhora. No final de 1982, duas garotas de dez anos de idade, Jelena e Marijana V., começaram a receber de Nossa Senhora locuções interiores - locutio cordis.

No terceiro dia das aparições, dia 26 de junho de 1981, Nossa Senhora apresentou seu chamado à paz, com as palavras: “Paz, paz, paz - somente paz! A paz deve reinar entre Deus e o homem e entre os homens”! Por este motivo é conhecida e venerada como “Nossa Senhora Rainha da Paz”.

Atraídos pelas aparições e mensagens de Nossa Senhora, as pessoas iniciaram a se reunir e a rezar, fazendo de Medjugorje um local de encontro para uma multidão de peregrinos do mundo todo, que só nos primeiros 20 anos foram mais de 20 milhões, tornando Medjugorje num dos maiores centros de oração do mundo, comparável a Lourdes e a Fátima.

Os videntes foram submetidos às investigações da polícia e a exames psiquiátricos; mas sempre se concluiu que eram normais e saudáveis. De acordo com a unanimidade do testemunho de cada um, Nossa Senhora doa a eles mensagens, para serem transmitidas para a paróquia e para o mundo.

As mensagens falam principalmente de Paz, Fé, Conversão, Oração e Jejum, que constituem numa verdadeira escola de paz, oração e amor.

Nossa Senhora de Medjugorje! Rogai por nós!

Nossa Senhora Rainha da Paz! Rogai por nós!

Galeria de Fotos