seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar “Nossa Senhora de Garabandal” por Padre Luiz Antônio Pereira

29/JUL - 29
JUL
“Nossa Senhora de Garabandal” por Padre Luiz Antônio Pereira

São Sebastião de Garabandal é uma pequena aldeia que fica no nordeste da Espanha. No final do dia 18 de junho de 1961, quatro meninas, de onze e doze anos de idade, brincavam juntas quando ouviram um barulho parecido como o de uma trovoada, e logo apareceu-lhes um anjo, S. Miguel. Aterrorizadas e em pânico elas correram na direção da igreja da aldeia. Logo o caso da aparição propagou-se por toda parte.
Por 12 dias o anjo apareceu mais 8 vezes, mas só no dia 1° de julho ele falou: "Sabem vocês para que vim? Vim para lhes anunciar que amanhã, domingo, a Virgem Maria lhes aparecerá como Nossa Senhora do Monte Carmelo". A notícia se difundiu e no dia 2 de julho, muitos padres e inúmeras pessoas das cidades vizinhas, se uniram ao povo local para este evento.
Por volta das 18:00 horas as meninas se dirigiram para o local, onde tinham visto o anjo. Pouco antes de chegarem, a Ssma Virgem apareceu, com dois anjos um de cada lado. Pairava por sobre a Virgem Maria um gigantesco olho, que, segundo as videntes, era o olho de Deus. Elas falaram com Nossa Senhora e rezaram o terço na sua presença. Durante os quatro anos seguintes Nossa Senhora apareceu cerca de 2.000 vezes, até mesmo mais de uma vez num só dia.
As videntes sabiam quando as visões iriam acontecer, por uma série de 3 chamadas, iluminações, cada uma mais forte do que a outra. Após a terceira chamada, elas corriam para o lugar, onde se deram as primeiras visões; prostrando-se de joelhos nas rochas ásperas pontiagudas, entravam em “Transe Extático”. Suas cabeças se inclinavam para trás, as pupilas se dilatavam e as suas faces mantinham uma expressão angélica. Permaneciam nesta posição por horas, sem demonstrarem sinais de esforço muscular e fadiga. Ficavam insensíveis às queimaduras, às picadas de alfinetes e aos contatos físicos. Durante tais transes o peso das meninas ficava tão excessivo que dois adultos tinham dificuldade em levantá-las. No entanto elas se levantavam, umas às outras, com a maior facilidade, para oferecerem um beijo a S.sma Virgem.
Outro fenômeno era aquele da “Queda Estática”. Elas caíam para trás ficando esticadas no chão, no entanto, nunca se machucaram, nem as suas vestes ficavam imodestas, emaranhadas ou inconvenientes. Mantinham-se na posição horizontal e não usavam das mãos para se recomporem, voltando à posição original de joelhos ou de pé. Ao caírem juntas, seus movimentos eram perfeitamente sincronizados.
Mais um fenômeno: a “Marcha Extática”. Com a cabeça caída para trás e sem verem por onde iam, as meninas marchavam de braços dados para diante e para trás, sem alguma dificuldade, por sobre terreno acidentado e perigoso, e muitas vezes com passos tão rápidos que não conseguiam acompanhá-las.
As videntes apresentavam à Virgem Maria, objetos religiosos para que Ela os beijasse. Em êxtase e guiadas por Nossa Senhora, as meninas devolviam sem errar, todos os objetos às pessoas certas.
É festejada no dia 02 de julho.
Nossa Senhora de Garabandal! Rogai por nós!