seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar Nossa Senhora de Belém, por Pe. Luiz A. Pereira

05/JAN - 05
JAN
Nossa Senhora de Belém, por Pe. Luiz A. Pereira

Este título tem a sua origem a partir do fato bíblico do nascimento de Jesus em Belém, hoje Palestina. “Nossa Senhora de Belém”, também conhecida como “Nossa Senhora do Belém”, é mais um dos nomes atribuídos a Maria, Mãe de Jesus.
A história desta devoção começa séculos antes do nascimento de Jesus. Miquéias profetiza: “Mas tu, Belém de Éfrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar a Israel. Suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado" (Miq 5,1). Este versículo enaltece a pequenez da cidade de Belém, mas demonstra também a importância do nascimento de Jesus, que ocorreu depois de cerca de sete séculos após a profecia.
Passados os séculos chegamos à Virgem Maria. Quando Nossa Senhora já estava grávida de Jesus, Cesar Augusto, ordenou o censo demográfico da população sob seu governo. José e Maria, portanto, viajaram até Belém, onde não encontraram um lugar para se alojarem, pois, a cidade já estava com suas hospedagens esgotadas devido ao recenseamento. O lugar mais aconchegante que conseguiram foi um estábulo, onde Maria deu à luz o Filho de Deus.
Desde a igreja primitiva, Maria já era venerada em Belém, e, no ano de 330, foi erguida a Basílica da Natividade, onde fica a gruta - estábulo, onde nasceu Jesus. A devoção a Nossa Senhora de Belém conquistou o mundo cristão, mas foi somente no século XV que ela chegou até Portugal, onde foi erguida uma pequena capela, em Lisboa, próximo às praias do Restelo. Para honrar a Mãe de Deus, o rei Dom Henrique transformou esta pequena capela em uma igreja, hoje “Mosteiro dos Jerónimos”, adotando Santa Maria de Belém como Padroeira.
No Brasil, ao invés, a devoção chegou através dos portugueses. Antes de içar velas, Pedro Álvares Cabral esteve na igreja de Santa Maria de Belém, erguida por Dom Henrique, onde assistiu a missa e participou de uma procissão junto com o rei até o cais, de onde iria zarpar para o Brasil. Na ocasião, havia uma imagem de Nossa Senhora de Belém no navio. Dom Henrique que muito incentivava as navegações portuguesas, e era um devoto abrasador por Nossa Senhora de Belém, disse certa vez: “Assim como a estrela de Belém guiou os Reis Magos até a manjedoura onde se achava o Menino Deus, assim também a Senhora de Belém ajudará a encontrar novas terras e o caminho para as Índias”.
Em 1497, Dom Manuel, extremamente grato pela grande vitória portuguesa que foi a expedição de Vasco da Gama, decidiu ampliar a igreja tornando-a num monastério, aquele dos irmãos da Ordem de São Jerônimo. Antes da expedição partir, o rei passou uma noite rezando na igreja de Santa Maria de Belém. Foi ele também o responsável pela construção da Torre de Belém, em homenagem a Nossa Senhora. Esta torre é hoje um dos cartões postais mais conhecidos de Portugal.
Nossa Senhora de Belém! Rogai por nós!