seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar Nossa Senhora das Neves, por Pe Luiz Antônio Pereira

10/AGO - 10
AGO
Nossa Senhora das Neves, por Pe Luiz Antônio Pereira

Nossa Senhora das Neves, conhecida também
como Santa Maria Maior, é mais uma das invocações pelas quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria, segundo o culto de “hiperdulia”, ou seja, culto prestado especialmente a Nossa Senhora. O início da história de Nossa Senhora das Neves está ligado a um fato ocorrido no ano 352. Afirma a antiga tradição que um casal de romanos, idosos e muito ricos, pediram à Virgem Maria que lhes orientasse sobre o que fazer com suas posses, pois não tinham filhos. Recebem, então, em sonhos, a mensagem de que a Virgem desejava que lhe fosse
dedicado um templo precisamente no lugar do monte Esquilino, que aparecesse coberto de neve no dia seguinte. Esse fenômeno milagroso aconteceu, de fato, na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão: o terreno onde hoje se ergue a famosa Basílica de Santa Maria Maior amanheceu inteiramente nevado. Tempos depois, o Papa Libério teria recebido a mesma aparição em sonhos, mandando construir um
templo enorme em honra a Nossa Senhora das
Neves naquele local. Esta Basílica passaria a ser conhecida como a Basílica de Santa Maria Maior, por ser a maior e a primeira de todas as igrejas de Roma.
Em 12 de novembro de 1493, logo após a sua
descoberta por Cristóvão Colombo, a ilha de Nevis, situada na região das Caraíbas, recebeu o nome de Nossa Senhora das Neves. No Brasil é padroeira de Ribeirão das Neves, do município de Vigia no nordeste do Pará, onde provavelmente ocorre um dos mais antigos cultos à Virgem das Neves em terras brasileiras, com referências do início do século XVIII. A imagem é de “Roca”, ou seja, possui apenas cabeça e mãos. Os cabelos são humanos, resultado de graças alcançadas por seus romeiros. A imagem veste um manto ricamente bordado com cristais, pedras preciosas e joias originais.
Sendo a padroeira da capital da Paraíba, João
Pessoa, o dia 5 de agosto, dia em que se comemora a sua festa, é considerado feriado em todo o estado, de acordo com a Lei Estadual 3.489/1967.
É também a protetora dos alpinistas.
Oração: Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e
nossa Mãe, por aquela sublime lição que nos destes, conservando a Vossa alma mais cândida que a mais pura neve, desde o feliz momento de Vossa Conceição Imaculada, querendo edificar em nosso coração um templo místico consagrado ao Vosso tão querido culto, Vos pedimos, ó grande Virgem Maria, que nos conceda de Deus, a graça sublime de bem cuidar de nossa perfeição interior e principalmente de conservar ilibada a santa virtude da pureza. Ó excelsa Virgem das Neves, protegei o Brasil, que é Vosso desde o dia abençoado do descobrimento, durante a colonização, no império e na república, e vosso será em todos os tempos, porque assim desejam os vossos filhos que Vos ama com ternura e afeição, e desejam viver à sombra augusta da Cruz, sob a Vossa maternal e acolhedora proteção. Amém. Nossa Senhora das Neves! Rogai por nós!