seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar “Nossa Senhora das Estrelas” por Pe. Luiz Antônio Pereira

15/AGO - 15
AGO
“Nossa Senhora das Estrelas” por Pe. Luiz Antônio Pereira

“Apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1).
A devoção a “Nossa Senhora das Estrelas” é uma devoção popular que surgiu na cidade de Itapetininga (SP). Tudo começou com o assassinato de um escravo que tinha fugido. No local da sua morte foi colocada uma cruz que ficou conhecida como a “Cruz do Negro”. Com o tempo esta cruz se tornou famosa pelos milagres que aí aconteciam, e logo foi construída uma Pequenina Capela no lugar.
A “Cruz do Negro” recebia muitas visitas dos devotos que acendiam velas pedindo milagres. Essas velas, de longe, lembravam um céu cheio se estrelas, portanto, a capela passou a ser chamada “Capela das Estrelas”. O primeiro registro que se tem da Capela das Estrelas foi feito por volta de 1905, por Camilo Lellis em seu Almanaque Sul Paulista.
No lugar da Pequenina Capela, com o decorrer do tempo, foi construída outra, cuja bênção foi dada em meados do mês de setembro do ano de 1934. A partir daí se tem, então, conhecimento de uma imagem de Nossa Senhora das Estrelas, doada pela senhora Floriza Piedade Alves, que foi entronizada no ano de 1936. Trata-se de uma imagem de Nossa Senhora da Guia ou Nossa Senhora Auxiliadora, com um manto azul marinho todo estrelado.
Padre Lorival de Oliveira Pedro, que tomou posse como pároco no primeiro dia de janeiro de 2008, numa de suas visitas ao Convento das Irmãs Beneditinas, conheceu uma imagem alemã de Nossa Senhora das Estrelas, que por fim deu formato à nova imagem, sendo entronizada no dia 30 de maio de 2009, domingo de Pentecostes.
A “Cruz do Negro” permaneceu junto à Capela das Estrelas até por volta do ano de 1970, quando foi transferida para a Comunidade Rural da Rocinha, visto que o acendimento de velas no Cruzeiro em meio às habitações ficara perigoso. A Cruz retornou à Matriz das Estrelas no ano de 2006, na ocasião das festividades dos 40 anos da Paróquia.
No dia primeiro de maio de1966 a Comunidade Nossa Senhora das Estrelas, até então pertencente à paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, foi elevada a “Paróquia”, recebendo como seu primeiro pároco o Cônego João Bloes Netto. Padre Bloes idealiza a nova Igreja, que em 1971 começa a ser construída. No dia 9 de setembro de 1973 foi celebrada a última missa na antiga capela, que em seguida foi demolida.
No dia 09 de julho de 1982 foi dedicado o novo templo da Paróquia Nossa Senhora das Estrelas, com uma celebração solenemente presidida por Dom José Melhado Campos.
Celebra-se a festa de Nossa Senhora das Estrelas no dia 15 de agosto. É costume da paróquia as grandes festividades da novena em louvor à sua Padroeira e da Coroação feita pelas “Estrelinhas”, um costume que teve início nos tempos da Pequenina Capela.
Nossa Senhora das Estrelas! Rogai por nós!