01h41 | 30 de abril de 2025
contato@folhadepiraju.comDistante 6 Km da cidade de Cahors, França, existe um pequeno oratório, onde se venera desde a antiguidade, uma imagem de Nossa Senhora. Devido a um primeiro milagre alcançado, após ter sido invocada por meio da Salve Rainha, deram, então, à referida imagem o título de “Nossa Senhora da Salve Rainha”. A crença popular diz que todo aquele que passar diante da imagem de Nossa Senhora e rezar com piedade a Salve Rainha, será protegido da mordedura dos cães.
Geralmente a peregrinação a este oratório é realizada no domingo da Santíssima Trindade.
Existe também entre os habitantes da cidade de Pradines, França, bem como nos arredores, mas sobretudo entre os pescadores, o tradicional costume de cantar a Salve Rainha, sempre que estão em algum perigo.
A Oração da Salve Rainha é uma das orações mais poderosas e conhecidas, ficando atrás apenas do Pai Nosso e da Ave Maria. Mas, qual é a origem da oração da Salve Rainha? A autoria desta Oração é incerta. A maioria das fontes atribui ao monge alemão Hermano Contracto, da abadia de Reichnau, que teria escrito esta oração por volta de 1050.
Hermano era filho de um conde de Altshausen, sul da Alemanha; ele nasceu abaixo do peso e na vida adulta andava com dificuldades devido a uma esclerose lateral amiotrófica. Dizem que mal conseguia falar e que foi abandonado pelos pais, em um mosteiro beneditino aos sete anos, visto que eles não conseguiam mais cuidar dele.
A Europa, na época, passava por calamidades naturais, epidemias, miséria, fome e invasões dos povos bárbaros que saqueavam povoados matando as pessoas. Neste contexto Hermano, então já cego, compôs a oração da Salve Rainha, gerando um forte sentimento de esperança de tempos melhores nos seus contemporâneos, que foi de grande sucesso entre os fiéis e rezada depois em toda a Europa.
Um século mais tarde esta oração foi cantada num encontro de personalidades importantes da época, como o imperador alemão Conrado III, São Bernardo, também conhecido como o cantor da Virgem Maria. Ao se concluir a oração da Salve Rainha com os dizeres “Mostrai-nos Jesus, o bendito fruto do vosso ventre”, o silêncio tomou conta da catedral, silencio desfeito pelo grito de São Bernardo: “Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria”. Este trecho foi, então, desta data em diante, incorporado à oração da Salve Rainha.
Oração: “Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve. A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria”. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus! Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!