seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar Nossa Senhora da Piedade, por Pe. Luiz Antônio Pereira

12/SET - 12
SET
Nossa Senhora da Piedade, por Pe. Luiz Antônio Pereira

Nossa Senhora da Piedade é um título que se dá a uma imagem da Virgem Maria inspirados na famosa obra de Michelangelo, a “Pietà”, e também naquela de Nossa Senhora das Dores.
Trata-se de uma imagem que “fala” pela força da expressão artística. Na imagem, Nossa Senhora está com seu Filho Jesus morto nos braços, que remete a um momento muito específico de dor e de sofrimento, logo após a morte de Jesus na cruz.
A representação mais antiga de que se tem notícia de Nossa Senhora da Piedade, encontra-se em Portugal. Trata-se de uma obra pintada em madeira, fixada numa das várias capelas presentes no claustro da Sé, na cidade de Lisboa. Pertencia a urna Irmandade muito antiga, que tinha como missão enterrar os mortos, visitar e consolar os presidiários e acompanhar os condenados à pena de morte.
Com efeito, tal imagem aparece, no ano de 1230, acompanhando o pai de Santo Antônio, a caminho da pena de morte. O pai foi salvo pelo filho que demonstrou milagrosamente a sua inocência.
Foi provavelmente este culto a Nossa Senhora da Piedade, que chegou ao Brasil e se fixou em Minas Gerais. Ela era a padroeira de Guaratinguetá, parada obrigatória dos bandeirantes a caminho do interior, até chegar à Serra da Piedade, perto de Caeté e de Belo Horizonte, onde existe um santuário a ela dedicado. Vários relatos de graças e milagres acompanham a imagem desde a sua fixação no Santuário. Sua festa acontece no dia 15 de setembro, um dia depois da festa da Exaltação da Santa Cruz.
Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira do estado de Minas Gerais. Localizada na Ermida do Santuário, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, magnífica e inspiradora, abençoa Minas e seus peregrinos. Esculpida no século XVIII em madeira, em cedro, a imagem é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Na representação da imagem de Nossa Senhora da Piedade, é figurada uma auréola com sete estrelas, que simboliza as suas sete dores, enfatizadas pela expressão de angústia e tristeza, que geralmente a acompanha. Milhares de fiéis procuram o Santuário da Padroeira de Minas, para “pagar promessas” pelas graças alcançadas por intercessão da Mãe da Piedade.
Oração a Nossa Senhora da Piedade:
“Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe da Piedade, Padroeira e Senhora nossa, recorro à vossa proteção e a vós consagro minha vida de discípulo/a missionário/a. Em vosso coração, Mãe Compassiva, deposito agora, confiante, minhas súplicas e necessidades. (Silêncio para fazer pedido de graça).
Alcançai-me o que vos peço, guardai-me na paz, livre de perigos e ciladas, comprometido com a justiça, exemplar na solidariedade, para que o mundo creia e se abra ao amor de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém”!
Nossa Senhora da Piedade! Rogai por nós!