seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar “Nossa Senhora da Oração” por Pe.Luiz Antônio Pereira

11/JUL - 11
JUL
“Nossa Senhora da Oração” por Pe.Luiz Antônio Pereira

“Nossa Senhora dos Campos” é também conhecida sob o título de “Nossa Senhora da Oração”, e a sua devoção está ligada a uma série de aparições da Virgem Maria, ocorridas no povoado de Stezzano, perto de Bergamo, no norte da Itália.

A primeira aparição ocorreu no século XIII. Uma piedosa senhora do lugar, enquanto rezava num pequeno oratório dedicado à Virgem Maria, viu Nossa Senhora com o menino Jesus no colo. A notícia se espalhou e o povo começou a frequentar o local para rezar e pedir graças. Logo foi construída ali a primeira igreja dedicada à Virgem Maria.

No ano de 1586, aos pés da imagem pintada na parede da igreja, que representava Nossa Senhora com Jesus no colo, jorrou uma vertente de água. Muitos doentes ao beberem da água foram curados.

No dia 12 de julho deste mesmo ano de 1586, a Virgem Maria apareceu a duas meninas camponesas Bartolomea Bucanelli e Dorotéia Battistoni, de 10 e 11 anos respectivamente. Elas apascentavam o rebanho quando se aproximaram da igreja e, olhando para dentro, viram uma Senhora vestida com uma túnica escura e com um véu branco na cabeça. Trazia na mão esquerda um livro e tinha a mão direita e os olhos voltados para o céu em atitude de intensa oração. A notícia da aparição se espalhou rapidamente, atraindo o povo do lugar.

Diante desses fatos, o Bispo de Bergamo, Dom Jerônimo Ragazzoni, viu-se obrigado a reconhecer oficialmente as aparições e as curas realizadas no local. Nos anos seguintes, devido ao crescimento da devoção, a igreja foi reformada e ampliada.

A devoção a Nossa Senhora dos Campos ou da Oração, foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos que aqui chegaram no final do século XIX.

No início a vivência da fé acontecia nas casas, onde as famílias se reuniam para rezar, ao redor de um pequeno altar preparado para a ocasião. No ano de 1926 foi construída a primeira igreja, de madeira, dedicada à Virgem Maria, e, mais tarde, com o aumento dos fiéis, foi preciso construir uma nova Igreja, um pouco maior, também de madeira. Em 1945 foi construída a residência para o vigário.

No dia 22 de maio de 1949, tendo como representante do bispo Dom Daniel Hostin, o vigário de Iomerê, foi fundada a Paróquia de Nossa Senhora dos Campos, e entregue a posse ao primeiro pároco, o Padre Aloísio Orszulik que convenceu todos de que era preciso construir uma igreja maior e de alvenaria. Em 1953, portanto, começou a ser construída a terceira igreja, que foi inaugurada 10 anos depois do início da sua construção, aos 12 de julho de 1963.

Em 1971, o então pároco, Pe. Agostinho mais uma vez convenceu o povo de que era necessário a construção de uma nova igreja, pois temia que aquela atual pudesse desabar. Em janeiro de 1975 começaram as obras para a construção da quarta e da atual igreja dedicada à Nossa Senhora.

A sua festa é comemorada no dia 12 de julho.

Nossa Senhora da Oração! Rogai por nós!