seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

blog

Voltar “Nossa Senhora da Guarda” por Pe. Luiz Antônio Pereira

21/JUL - 21
JUL
“Nossa Senhora da Guarda” por Pe. Luiz Antônio Pereira

Benedetto Pareto, pastor de ovelhas, no dia 29 de agosto de 1487, trabalhava no monte Figogna, nos arredores de Gênova, Itália. Este era um dos montes chamados “de guarda”, porque, lá de cima, sentinelas vigiavam contra piratas muçulmanos que tentavam invadir o local. Enquanto pastoreava, ele vê uma bela senhora que se aproxima e se apresenta como Maria, a Mãe de Jesus. Ela o tranquiliza e pede que ele construa naquele local uma capela. Ele diz: “Mas, eu sou muito pobre e para construir neste monte alto e deserto, será preciso tanto dinheiro que duvido que o consiga”. Nossa Senhora, porém, responde: “Não tenhas medo; serás muito ajudado”.
 
De volta para casa contou o acontecido, porém, ninguém acreditou nele. Sua esposa desanimou-o dizendo que todos o chamariam de louco. Ela insistiu tanto que ele desistiu. No dia seguinte, de volta ao trabalho, Benedetto subiu numa figueira de onde caiu ferindo-se gravemente. Foi levado para casa e teve que ficar dias de cama. Nossa Senhora apareceu-lhe novamente, repreendeu-o com carinho, curou suas feridas e de novo pede que ele construa a capela.
 
Sem mais dúvidas no coração, passou, então, a percorrer as vilas e cidades vizinhas, pedindo ajuda para a construção da capela. Como Nossa Senhora tinha dito aconteceu, pois ele recebeu tanta ajuda do povo, que em pouco tempo pode construir a capela no local onde fora pedido pela Mãe do céu. A capela era pequena, retangular e seu teto era de madeira.
 
Devido ao número sempre maior de peregrinos, em 1530, decidiu-se pela construção de um grande santuário para acolher todos, A construção atual data do fim do século XIX. O Papa Bento XV, de Gênova, em 1915, deu à igreja o título de basílica. Ele também construiu uma capelinha de Nossa Senhora da Guarda nos jardins do Vaticano.
 
São Luís Orione, devotíssimo de Nossa Senhora da Guarda, dizia: “Nossa Senhora é vinculo de paz; o seu amor cura as feridas da alma, ajuda os seus filhos, inspira sentimentos de perdão, aproxima as almas de Deus e as salva...” Como devoto, dedicou um bom tempo recolhendo panelas de bronze furadas, e construiu uma estátua de Nossa Senhora da Guarda, que foi colocada no alto da torre do Santuário. Trata-se da maior estátua de bronze que está mais alta em relação ao chão em toda a terra.
 
É festejada no dia 22 de julho.
 
Oração: “Ó, Nossa Senhora da Guarda, vínculo de paz! O vosso amor cura as feridas da alma! Ajudai vossos filhos, inspirai sentimentos de perdão, aproximai as almas de Deus e, pela vossa intercessão, levai-os até vosso Filho Jesus para que sejam salvos! Aquilo que disseste ao pastor Benedetto, dizei-o também a nós, pobres pecadores que recorremos a vós em nossa necessidade tão urgente: ‘Não tenhas medo; serás muito ajudado’. Ajudai-nos com vosso amor materno! Guardai-nos e protegei-nos de tudo aquilo que nos afasta de Deus e da salvação eterna. Amém”!
 
Nossa Senhora da Guarda! Rogai por nós!